SERMÕES


Esta página foi criada para a postagem de mensagens bíblicas para a vossa edificação. "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (João 8.32)
___________________________________________________


IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS- MORTÁGUA/MEALHADA

DIRIGENTE- MIS. JAIRON SOUZA

CULTO DE DOUTRINA

3 PILARES DO PERDÃO



Introdução: A cidade de Éfeso era uma cidade muito conhecida no mundo, por ser uma cidade portuária, onde haviam grandes rotas comerciais e porto de comércio e negócios. Famosa por ser também metrópole próspera, a mais proeminente cidade da Ásia menor onde ficava a sede do templo da deusa Diana, ficava localizada no rio cáster, a 3 milhas do mar egeu. Por sua lealdade a Roma, Éfeso era uma cidade livre da tirania romana dada a sua lealdade ao imperador. Diante deste quadro deplorável de idolatria e prostituição o Santo Deus de Israel usa o apóstolo Paulo para implantar uma igreja nesta cidade. Desta forma sem muitas esperança por parte dos cristãos sem Jerusalém, Deus faz em Éfeso a sua igreja tornar-se conhecida e em tempos de aflições, o Santo Deus usa esta igreja para ajudar a Igreja em Jerusalém. A Igreja em Éfeso era robusta, equilibrada, aplicada, acolhedora, extraordinária, por isso vemos Jesus dar testemunho de Éfeso quando diz: Ao andar no meio dos sete castiçais viu muito trabalho.

1-      Sei da tua paciência, obras e perseverança… Ap. 2.2 (o Cristianismo era levado a sério pelos irmãos em Éfeso, não iam a igreja para se entreterem. Estavam comprometidos activamente no ministério e crescimento da igreja, servindo, dando, labutando, fazendo e indo.

1.1- Jesus disse: tenho visto o teu trabalho. (Grego kopas), Jesus estava dizendo que eles serviam até a exaustão, um suor santo lhes corria à face.

1.2- e a tua paciência(Ap. 2.2b) (Grego. Hupomone) ministração sob forte pressão ou stress. Ao receber uma tarefa levavam até o fim. Não desanimavam e nem desistiam. Desempenhavam traços do carácter do próprio Cristo, visto que eram motivados; ganhavam almas, ajudavam uns aos outros, alimentavam aos pobres, pregavam onde estivessem para quem quer que fosse.



A igreja havia sido fundada por Paulo, Disciplinada por Áquila, doutrinada por Apolo, pastoreado por Timóteo, Instruído por João.

Éfeso era conhecida como cidadela da ortodoxia, baluarte da verdade, fortaleza da fé. Porém algo aconteceu, que poderia ter acontecido a uma Igreja tão Sólida.

Jesus Cristo responde… Tenho Porém contra TI. Ap. 2.4

Os Irmãos em Éfeso haviam Abandonado o 1º amor. (…abandonaste o primeiro amor. Ap. 2.4b)

2-      O primeiro amor é passional, apaixonante, fervoroso, é romântico… as vidas se apaixonam tornando-se uma. Entre a igreja em Éfeso, havia agora uma frieza de espírito. Quanto mais ocupados com a vida secular os efésios estavam mais se afastavam de Deus. Por ser uma cidade rica os irmãos efésios tornaram-se vaidosos, ao ponto de pensar que todas as demais igrejas circunvizinhas dependiam deles. O apóstolo porém adverte a Igreja a não andar com esses pensamentos. … Ef. 4.17 Não andeis como os gentios que andam em vaidade de pensamento.

·         Eles estavam obscurecidos de entendimento (mente cauterizada) Ef. 4.18a

·         Alheios a vontade de DEUS. (desinteresse ao culto de Deus) Ef. 4.18b

·         Duros de coração, insensíveis, dissolutos, impuros, mentirosos, ladrões, cheios de amargura e cólera, iracundos, cheios de blasfémia, e maliciosos. Ef. 4.19-31

Visto uma vez perder o amor, o coração fica livre para receber os frutos da carne como relato do Apóstolo Paulo.
Porém diante deste quadro Jesus Cristo os adverte de maneira severa (porque o pai só corrige o filho porque o ama) dizendo.
Lembra-te pois de onde Caíste, Arrepende-te e Volta ao primeiro AMOR.



3 Pilares do Perdão.


1-      Lembrar de onde caiu
2-      Arrepender-se do que fez
3-      Voltar ao primeiro estado e não cometer o erra novamente.




________________________________________________
CASA DE ORAÇÃO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS
MORTÁGUA – MEALHADA - PORTUGAL
O SILÊNCIO QUE TOCA O CORAÇÃO DE DEUS!

I Sm. 1.6 … E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto “O Senhor” lha tinha cerrado a madre.

Elcana= possessão de DEUS (Hebraico)
Efraim= Fértil ou Frutífero (o lugar q tu moras ainda será frutífero) não precisas sair do lugar da bênção…
Ana= Cheia de Graça (hebraico)
Penina =Coral
Siló= Tranquilidade – Repouso

Ana era conhecida como maldita, estéril, aqela que não podia dar continuidade à família de seu esposo, servia de vergonha e desonra pra toda uma geração. Ana convivia com toda esses problemas, dores, desprezos. Na rua conhecida como maldita, diante da sociedade, e olha q o tribunal dos homens é duro, vingativo, taxativo.
Mesmo que Ana sendo temporariamente estéril, Elcana amava mais a Ana do que a penina, pois reconhecia seu valor. (Esmiuçar essa parte.)
· Compreender que em tempos de provações não devemos revidar a nossos supostos adversários, visto q em nenhum momento ANA parte ao revide das baixarias de penina, o q o inimigo quer é, nos fazer descer o nível.
· Compreender que temos alguém que está sempre disposto a nos ouvir, doravante nos atender. I Sm1.10
Ana, suportou a dor convivendo com sua competidora (importante na sair do ligar da bênção, EFRAIM(frutífero)).
- Por conjecturas, nos é permitido deduzir que os filhos de penina, serviam como amargura para Ana, por ser ela estéril, todavia não preenchia o lugar de Ana no coração de ELCANA. I Sm 1.8 (esmiuçar) Ninguém preenche o lugar q é teu… Ninguém… podem tentar, produzir, mais o lugar é teu. Podem tentar até seduzir o coração do REI, Do líder, mas o lugar é teu…..

Em que lugar devemos chorar, a quem, e com quem?? I Sm 1.9
No TEMPLO
DIANTE DE DEUS
PARA DEUS
NA CONVICÇÃO DE Q ELE NOS OUVE
Quando choramos diante de Deus, nossa dor é retirada, nossa angustia é lavada, nossa alma remida, I Sm. 1.18 (chora diante de Deus, desagua no teu DEUS) ei as lágrimas pra Deus falam mais do q os gritos de uma Geração…
A RESPOSTA DA PERSEVERANÇA VEM… I Sm. 1.20
A COMPETIDORA SENDO MAIS EXPERIENTE FOI ORIENTAR ANA Q ERA INEXPERIENTE!!
DEUS, VAI TE HONRAR DIANTE DOS TEUS ADVERSÁRIOS………………………………………..

PRELECTOR: MIS. JAIRON SOUZA
UMA IGREJA, UMA FAMÍLIA!
__________________________________________________


CASA DE ORAÇÃO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS
IGREJA DE MEALHADA
Dirigente: Mis. Jairon Souza
A OBEDIÊNCIA E SUAS VIRTUDES:

Lucas 5.4-6: E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.

Marcos 1.19 E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes,

Em vez de pescarmos na beira da praia do fracasso vá ao alto mar
Lucas 5.4-6: E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
Os perigos da Insubmisão motivada pelo Saber!

Jo 21.1 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar {definitivamente}. [E influenciou mais sete] Disseram-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.

João 21.6: E ele lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. 21.8 E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes. 21.11 Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, sendo tantos, não se rompeu a rede.

Em vez de deixar a rede da insubmissão nos enredar em suas linhas vamos lançar da mão obediência para estender o Reino de Deus a anunciar a salvação.
Mt 13.47 Igualmente, o Reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar e que apanha toda qualidade de peixes.

A Obediência gera Vigor e Coragem
1. 1º Samuel 17.23-31
2. A Tensão entre Golias e Davi
2.1. Golias:
a) Legitimava-se na força e no abuso;
b) Ameaçava à eterna escravidão
c) Era diferente, estranho
b) Amedrontava e subestimava a tropa

2.2 Todavia, aquilo que era tão terrível, por causa de Davi
a) Caiu diante da fraqueza de Deus
b) Definiu a libertação
c) A estranheza foi dominada
d) Tornou-se motivo de coragem/ e alegria

PRELECTOR: MIS. JAIRON SOUZA
____________________________________________________________

REFLEXÃO MISSIONÁRIA

Texto Bíblico: Digo, porém: Andai em Espírito e não satisfareis as concupiscências da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que quereis. Gl. 5.16.17

As Obras da Carne
Introdução: Paulo escrevendo aos romanos apresenta duas classes de pessoas: as que vivem segundo a carne; e as que vivem segundo o Espírito (Rm. 8.5-11). Viver segundo a carne é desejar e satisfazer os desejos da natureza corrompida. Viver na prática do pecado, de forma dissoluta sabendo que tais atitudes desagradam a DEUS. (Gn. 3.1-6). As obras da carne são definidas como termo que descreve as acções dos sentimentos e impulsos naturais do coração homem sem Deus, e que o mesmo é conduzido a praticar tais acções, mesmo que lhe custem prejuízos, às vezes na própria vida física. Pois os que assim agem já estão mortos espiritualmente.

Argumentos: As obras da Carne são manifestas as quais são: Gl. 5.19
Porfia- (I Co. 3.9) Discussão violenta, onde o desejo final é mostrar quem é o melhor.
Contenda- (Cl. 3.13) Discussão veemente, disputa,. discórdia. Contender com alguém de forma litigiosa ou por meio de guerras.
Rixa- (Fp. 1.17) Confronto, duelo, disputa entre pessoas. Distúrbio, desentendimento.
Malícia – (Rm. 16.17) Inclinação para interpretar mal aos pensamentos idealizados por outrem, para julgar, pronunciar-se sobre os outros com má intenção. Manha, astúcia. Inteligência própria de quem é malicioso.
Inimizade – (Rm. 8.7) Sentimento hostil por alguém, falta de harmonia, comunhão com o grupo.
Inveja – (Gl. 5.21) Sentimento de desgosto e ódio resultante do bem ou felicidade de alguém. Desejo de possuir aquilo que é da pessoa invejada. Sentir desgosto porque alguém tem mais. Ressentimento, Ambição egoísta.
Discórdia – (ICo. 3.3-4) Manifestação de divergência de ponto de vista, de opinião de interesse.
Idolatria – (Ap. 22.15) Culto prestado a imagens de escultura, estátuas consideradas como divindade. Pessoas que adoram ídolos.
Ríspido – (Ef. 4.19) Aquele que é agressivo no relacionamento para com os outros.
Avareza – (Cl. 3.5) Desejo contínuo de acumular dinheiro ou outra riquezas e de conservá-las mesmo a custa de privações. Pessoa que gosta de dinheiro acima de tudo ou outros bens, procurando sempre aumentá-los cada vez mais.
Facção – (I Co. 11.18) Pessoa que procura introduzir ensinamento na congregação sem respaldo bíblico. Que se revolta contra a ordem estabelecida, que não se ajusta a ideia de um grupo.
Prostituição – (I Co. 6.13-18) Pessoas que se entregam ao ato sexual afim de obter prazer sem o mínimo de compromisso.
Lascívia – (II Co. 12.21) Pensamento desordenado em sexo. Sensualidade. Provocação ao sexo. Depravação, devassidão. Ato leviano.
Imoralidade – (I Co. 5.1;5-7) Orgias. Ausência de princípios morais de pudor, de inocência, qualidade daquele que está corrompido. Iniquidade, costume de quem é corrompido, depravação, perversidade.
Torpeza – (Ef. 4.29) Aquele que não respeita regras morais de decência, contaminando um ambiente com palavrões. Característica do que se apresenta destituído de princípios morais através de procedimento vergonhoso.
Bebedices – (Gl. 5.21) Estado produzido por meio do consumo excessivo de bebidas, resultando na perda temporária dos sentidos. Grande quantidade de bebidas ingeridas pelo indivíduo.
Homicídio – (Ap. 22.15) Morte de um ser humano por actuação de outrem, matar o próximo por perversidade.
Glutonaria – (Pv. 23.2) Diversões feitas com comidas e bebidas, de modo extravagante e desenfreado.
Ira – (Cl. 3.8) Fúrias explosivas que acontece através de palavras e acções violentas. Desejo de vingança. Agressividade.
Vícios – Defeito, imperfeição, inclinação habitual para a práctica de costumes condenáveis. Dependência enraizada pelo consumo de substâncias.
Conclusão: Diante da exposição sistemática da palavra de Deus meus amados irmãos conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor sempre adoptando ao conselho do apóstolo Paulo quando diz em Ef. 4.17-24… revistai-vos do novo homem em Cristo Jesus… Cristo em vós é a Esperança da Glória.

Aquele que tem ouvidos ouça o que o espírito diz ás Igrejas! Ap. 3.6
Prelector: Mis. Jairon Souza

Versículo do Dia

Bíblia Online



Gadget feito do site Bíblia Online